Eu já havia divulgado aqui a minha alegria de ter recebido da Editora Melhoramentos um exemplar de Vango - Entre o Céu e a Terra e na época eu disse:
"Não preciso explicar muito o motivo da minha empolgação porque, gente, a história é de tirar o fôlego e dá para perceber isso só pela sinopse."
E agora, após finalizar a leitura, posso garantir que a história é realmente de tirar o fôlego!
A história se passa entre os acontecimentos da 1ª Guerra Mundial e da 2ª Guerra Mundial, o que nos garante o acesso muitos personagens já conhecidos, como Hitler, Stalin e Hugo Eckener, este último criador do Graf Zeppelin, que são trazidos para esse ambiente de aventura e mistério proporcionado por Vango.
O maior ponto positivo do livro é o ritmo incansável dos acontecimentos, o que deixa o leitor sem fôlego, combinado com o incrível cenário europeu e seus pontos turísticos (passamos pela Escócia, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, etc). Ah! Além da Europa, a história nos leva também à América, mais especificamente ao Brasil.
Mas falando da história, tudo começa em Paris, durante a missa de ordenamento de Vango, momento em que a polícia tenta prendê-lo sem esclarecer o motivo e o rapaz acaba fugindo. Nesse meio tempo, a cidade inteira se mobiliza para encontrar o rapaz enquanto ele tenta desesperadamente entender o motivo da perseguição.
Ao lado dessa mescla entre realidade e ficção, temos, além do mistério sobre a perseguição de Vango, o de origem: Vango, quando criança, foi encontrado à beira mar junto de sua babá, por habitantes de uma pequena ilha do arquipélago italiano, sem que nada sobre eles fosse revelado.
Assim, apesar de passarmos a maior parte do livro sem entender exatamente o que está acontecendo e tentando ajudar Vango a fugir em meio ao cenário entre guerras, o autor, para nos deixar ainda mais angustiados, insere na trama indícios de um grande complô político envolvendo os maiores líderes da guerra que está por vir e a busca por um grande tesouro deixado pelos pais do protagonista.
Preciso dizer mais? A história aborda todos os melhores elementos de uma verdadeira história de aventura e mistério, cheia de reviravoltas e referências históricas, o que torna a leitura impossível de ser interrompida e com gostinho de quero mais (o livro tem continuação e eu preciso saber o que acontece!!!). Enfim, acho que já deixei claro que eu super indico a leitura, ainda mais porque o livro está em promoção na Saraiva. Então corre lá, leia o livro e venha compartilhar comigo sua opinião (preciso conversar com alguém sobre a história! Socorro!).
Comente com o Facebook: